data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Secretaria de Educação (Divulgação)
O período de inscrições e transferências dos estudantes da rede estadual para o ano letivo de 2020 foi prorrogado até a próxima quarta-feira. O novo prazo irá beneficiar os alunos que não se matricularam diretamente no site da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) em tempo hábil.
Santa Maria está na lista de municípios infestados pelo Aedes aegypti
A regra vale para a inscrição dos educandos dos primeiros anos do Ensino Fundamental e Médio e para transferências dos adolescentes do 2º e 3º ano do Ensino Médio.
Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o período de inscrição no site da Seduc ocorre entre os dias 6 e 22 de janeiro e a confirmação na escola designada é entre os dias 3 a 14 de fevereiro
Vigilantes detém homem que tentou furtar supermercado
COMO FAZER AS INSCRIÇÕES
É preciso se inscrever diretamente pelo site da Seduc. Entretanto, a vaga só será efetivada com a matrícula presencial nas escolas mediante a entrega de documentos (veja abaixo). Os pais e responsáveis devem comparecer à instituição designada pelo sistema entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.
Os documentos necessários são:
- Certidão de nascimento do aluno ou RG, comprovante de escolaridade
- Comprovante de residência do responsável; RG do responsável
- Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental - CNS (Cartão Nacional de Saúde), do NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação
CENTRAL DE MATRÍCULAS
Na Central de Matrículas de Santa Maria, o último dia de atendimento ao público foi considerado tranquilo. Segundo uma das coordenadoras, Carmem Lúcia Hautrive, responsável pelo processo na rede municipal, muitos pais utilizam as facilidades do serviço pela internet.
Até sexta-feira, a Central de Matrículas registrou 4.957 solicitações de transferência e de ingresso, tanto para as escolas da rede municipal quanto da rede estadual que funcionam em Santa Maria. A maior parte - 2.523 processos - é para atender alunos do Ensino Fundamental.
Carmem explica que o período de matrículas no município é diferente porque a rede tem férias coletivas - setores administrativo e pedagógico. Com isso, as matrículas ocorrerão de 3 a 14 de fevereiro, nas escolas em que foram designados. Após esse período, as vagas não preenchidas retornam para a Central.